Continuando a nossa série sobre as tendências mundiais em design corporativo, do Salone del Mobile 2023, setor Workplace 3.0, observamos a adaptação das empresas que produzem mobiliário corporativo em criar produtos para a nova realidade do trabalho flexível.
Com o ambiente físico do trabalho dividido entre casa e escritório, os espaços corporativos se readequaram, exigindo também novas adaptações na utilização dos móveis com versões multifuncionais, modulares, design em ergonomia, revestimentos removíveis, e soluções compactas.
Entre os lançamentos para áreas lounge ou descompressão, a marca Arper propôs a linha Ralik, formada por um sistema modular de sofás, bancos e poufs, além de mesas de apoio, com infinitas possibilidades no uso. (foto 1- destaque)
A La Palma já havia lançado uma linha similar, a Plus, que neste ano, com a exigência atual do setor corporativo, volta a propor: os módulos de sofás e poufs, com alturas diferentes. O revestimento das peças é 100% removível para facilitar a higienização.
Além disso, apresentou produtos funcionais e compactos, como os banquinhos AP, que, são leves e confortáveis para reuniões rápidas ou informais, e podem ser facilmente encaixados.
O phone booth ou cabine telefônica também é um produto que tem sido valorizado. Permite um momento de privacidade individual ou atende pequenos grupos em ambientes, open space, ou coworking, solução da Tecno e Fantoni.
A marca belga Bulo criou uma cadeira ergonômica com um aspecto diferenciado, tanto em termos de desenho quanto de revestimento, proposta aqui em veludo: ela pode migrar do escritório para o home office sem ter o aspecto característico de móvel corporativo.
O novo sistema Panorama da Fantoni e desenhado pelo UnStudio, é modular, flexível com diversas soluções que atende, espaços colaborativos, ambientes para reuniões informais, espaços de trabalho individuais, entre outros. Inclui acessórios para vasos e ganchos para casacos e bolsas. Conta inclusive com a possibilidade de instalar brises para regular a privacidade ou entrada de luz.
Nosso próximo e último artigo dessa série falaremos sobre “Bem-estar do colaborador”.
Continuem conectados!
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES







